Pesquisar nos arquivos

26 de outubro de 2010

Leandro Araújo e Romulo Fróes vencem Prêmio Bravo! 2010

Meu talentoso amigo e eventual parceiro de trabalho Leandro Araújo (sobre o qual já escrevi) foi anunciado, na noite desta segunda-feira, como vencedor da recém-criada categoria de Arte Digital no Prêmio Bravo! 2010 pela releitura audiovisual de "Fita amarela", de Noel Rosa, que desenvolveu junto ao cantor Romulo Fróes.

Abaixo, segue o texto que fiz para comunicar a novidade à imprensa.

Artista multimídia e arquiteto, o mineiro Leandro Araújo (conhecido artisticamente como L_ar) recebeu na noite de ontem (25 de outubro), na Sala São Paulo, na capital paulista, o prêmio como vencedor da categoria Arte Digital na premiação realizada anualmente pela revista Bravo!. O prêmio, recebido por Leandro das mãos da cantora Mallu Magalhães, refere-se ao vídeo desenvolvido para a releitura da canção “Fita amarela”, de Noel Rosa (homenageado do ano no Prêmio Bravo!), executada pelo cantor Romulo Fróes, um dos principais expoentes da nova geração musical paulista. O vídeo pode ser assistido no endereço http://migre.me/1McKB.

Apesar de esta ser a 6ª edição do Prêmio Bravo!, que reúne os destaque do ano no meio artístico brasileiro, trata-se da primeira vez em que há uma categoria específica para a arte digital. A seleção do vencedor foi realizada pelo júri composto pelos membros da revista Claudia Giudice, diretora do núcleo Celebridades, Artes e Espetáculos; João Gabriel de Lima, diretor de redação; Gisele Kato, editora de artes plásticas; e Thiago Melo, diretor de arte, a partir de critérios como impacto visual e originalidade.

Aos 29 anos, Leandro Araújo tem se destacado no cenário artístico brasileiro e internacional. Seus projetos unem arte digital, tecnologia e educação e foram expostos em mostras e festivais como o FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Centro de Pesquisas em Comunicação da Benetton (Fabrica, Itália), Ithaca Gallery (Nova York, EUA), galerias e espaços públicos no Brasil e exterior. Seu projeto Reações Visuais, desenvolvido ao lado do também mineiro Daniel Nunes, foi ganhador dos prêmios Rumos – Itaú Cultural, categoria Arte Cibernética; Interações Estéticas e Rede Artes Visuais, ambos pela Fundação Nacional de Artes – Funarte. Graduado em arquitetura pela UFMG, Leandro também é associado ao estúdio Superficie.org.

Arquivos do blog