Pesquisar nos arquivos

8 de março de 2010

O reconhecimento do "novo rock brasileiro"

E eis que a Globo News descobre que existe uma "nova" cena no rock brasileiro. Palmas para eles!

A matéria é meio besta, mas o reconhecimento de um grande veículo, mesmo que tardio, é sempre benéfico para vários setores relacionados à música independente. Não há sequer opção para embed do vídeo (é claro que a galera da Globo também não leu esse texto aqui), então tem quiser assistir tem que ir ao site da Globo News.

O foco da matéria está nas bandas que se apresentaram no projeto Alto Verão no Auditório Ibirapuera: Cidadão Instigado, Móveis Coloniais de Acaju, Hurtmold e Macaco Bong, além de alguns convidados especiais como Siba e Vítor Araújo. Megalomaníaco para alguns, esse projeto acabou se mostrando uma ótima iniciativa que, de certa forma, consolidou-se em uma ação de reconhecimento da atual cena alternativa. Parte do processo de idealização e produção é explicado no vídeo abaixo, feito pelo pessoal do Fora do Eixo, ligados ao Macaco Bong (banda que soube explorar sua presença no evento de melhor forma).


Como é explicado no vídeo, o show no Ibirapuera será lançado em CD e marcou o fim da turnê do CD Artista Igual Pedreiro, marco da movimentação ativista na música independente brasileira. No entanto, como a banda se apresentará no Grande Teatro do Palácio das Artes (tradicional espaço para óperas e shows de artistas renomados da MPB), em Belo Horizonte, no mesmo formato do Ibirapuera, o fim dessa etapa na carreira da banda deve acontecer efetivamente na capital mineira, cidade com forma relação com a banda. Na mesma época, inclusive, o Macaco Bong realizará uma mini-turnê inédita pela região metropolitana de BH, circulando por Ribeirão das Neves, Itabirito, e Sabará (onde já tocaram no ano passado, no festival Escambo, e se hospedaram por alguns dias em 2008).

Ps.: Algumas músicas novas do Macaco já podem ser ouvidas por aí, como "Um G Bem Quente", "Broken Choco Bread" e "Morango Tango" (outras novas têm títulos como “Caso Você Estiver Sem Buzina Use Isso” e “Smashin Punk”).

Arquivos do blog