Pesquisar nos arquivos

4 de setembro de 2009

Marketing musical (independente), versão 2009

Todo mundo já sabe que, em meio às novas formas através das quais nos relacionamos com a música, surgem também novas formas de chegar ao seu público em potencial. Acontece que algumas pessoas apenas sabem disso. Outras, além de saber, tentam fazer algo que torne o conhecimento em ação.

O Jumbo Elektro é um exemplo desta categoria de artista. Além de programar uma data propícia (11 de setembro) para o lançamento de Terrorist, seu novo álbum, a banda fez alguns vídeos non-sense de divulgação do trabalho e os divulgou em seu mailing. Pessoalmente, não gosto da banda e nem dos vídeos, mas o que vale aqui é a iniciativa em si, não a crítica em relação ao trabalho artístico desenvolvido por eles.





PortnoyMuito mais interessante e extrema é a ação de divulgação da banda Portnoy. Em uma inusitada proposta de troca artística, eles darão um CD da banda para qualquer pessoa que lhes enviar uma obra de sua autoria, em qualquer formato. Podem ser CDs, um vídeo na rede, um desenho, um conto... "O Portnoy fornece a música embalada no CD e você fornece o que quiser, desde que seja seu", informam. A ação ganhou o nome de Escambe! e o material enviado é publicado no site da banda, promovendo a circulação desse material. O designer Rodrigo Sotero e os responsáveis pelo zine Things Mag são alguns dos que já abraçaram a ideia, que segue as seguintes regras:

Regra 1: Tem que ser uma produção sua, não vale copiar.
Regra 2: Tem de ter um formato que circule por e-mail (exemplos: uma música em MP3; um desenho escaneado; uma foto; um texto; um vídeo em formato leve; ou qualquer outra coisa).
Regra 3: Você pode autorizar ou não a divulgação do material. Tem de deixar isso claro.
Regra 4: O PORTNOY incentiva a circulação gratuita de cultura pela internet, desde que os créditos sejam dados pros autores. Ou seja, se você autorizar a divulgação de sua produção, seu nome vai estar lá.
Regra 5: O e-mail pro envio é portnoyrock@hotmail.com (não se esqueça de deixar o endereço pra receber o CD).

No site da banda ainda há um espaço legal, chamado "Lab", no qual disponibilizam brincadeiras de estúdio, demos e outras gravações que, por diferentes motivos, não entraram (ou nem entrarão no futuro) nos álbuns da banda.

Arquivos do blog