Pesquisar nos arquivos

10 de abril de 2009

O que é Twitter e como utiliza-lo: parte 2

Parte 2: terminologia e funcionamento

Primeiro, clique em “settings”, depois em “design” e personalize sua página de acordo com seu gosto. O visual padrão do Twitter é horrível.

Após ter dado um toque de bom gosto (ou não) ao visual, retorne à sua página inicial do Twitter e repare nos botões de “replies” e “direct messages” na barra lateral. Ambos são auto-explicativos, mas aqui vai uma ajuda:
- “Direct messages” são mensagens que só serão vistas por você e o destinatário da mensagem em questão. Serve para manter o restinho de privacidade que ainda temos na internet. Somente usuários que estejam conectados (ambos se seguindo) conseguirão trocar mensagens privadas.
- “Replies” são respostas, um retorno a algo que você escreveu. Toda vez que você estiver logado no Twitter e quiser dar um retorno sobre algum texto que viu no site, basta colocar o mouse sobre esse texto e clicar na setinha que aparecerá do lado direito do texto, abaixo da estrela usada para salvar esse texto como um dos seus favoritos. Ao clicar na seta, a área de inserção de texto apresentará “@nomedapessoa” no início. Essa é a forma de identificar que seu texto se refere a algo que essa pessoa escreveu ou a ela mesmo. A mesma forma serve para mandar uma mensagem para essa pessoa, porém mantendo o conteúdo da mensagem acessível a todos no site.
Exemplo: "@meiodesligado que dia a gente sai pra beber?"
Assim, sua mensagem aparecerá entre os meus “replies” e todas as outras pessoas saberão que você estava se referindo a mim.

Sempre que for se referir a alguém que tem um perfil no Twitter use o @nomedapessoa.

Outros termos bastante utilizados são:
RT - retwitting: nada mais que republicar algo que alguém publicou no Twitter
#: precede uma tag, uma palavra-chave que contextualize o assunto do texto e facilite sua organização e localização na pesquisa do Twitter. Exemplo: Chovendo granizo! #climabh (o posicionamento da tag não importa, ela pode vir em qualquer lugar da frase)
twittar: atualizar o seu twitter com algum conteúdo (o equivalente a "postar" ao no blog)

Você pode conferir vários outros “verbetes” do Twitter no Twictionary e no blog Twitter Brasil, que possui um termos bem geeks, como esses abaixo:
baleiar - verbo criado a partir das sucessivas vezes em que o Twitter saía do ar e no lugar aparecia a imagem de uma baleia. Sinônimo aproximado de “sair do ar”
track - ferramenta do Twitter que permite (permitia?) acompanhar determinadas tags do Twitter por ferramentas como Google Talk ou celular. Para parar de acompanhar alguma tag, é preciso usar o código "untrack".

Arquivos do blog