Pesquisar nos arquivos

24 de março de 2009

Campanha contra o bloqueio de blogs

Em um passado extremamente recente eu costumava utilizar os laboratórios de informática da PUC Minas e do UNI-BH e ficava pasmo com as restrições de acesso a blogs. Qual a justificativa para isso? É ainda mais absurdo se levarmos em consideração que nem mesmo os alunos do curso de Comunicação Social podiam acessar quaisquer blogs.

O resultado de tamanha idiotice acadêmica é a formação de jornalistas despreparados para lidar com as mídias digitais, uma vez que a própria faculdade não lhes possibilita formação satisfatória na área.

As instituições deveriam estimular seus alunos a ler e criar blogs interessantes, disseminar conhecimento, dar visibilidade à produção que surge e se esvai dentro do próprio ambiente acadêmico sem alcançar o público externo.

É por causa desse cenário que fiquei feliz ao descobrir a campanha "Diga NÃO ao bloqueio de blogs". Mesmo que não resulte em alterações expressivas na mentalidade dos responsáveis por esses bloqueios, a ação permite que mais pessoas pensem sobre o assunto e se manifestem. O próprio Ministério da Cultura do Brasil apoiou a iniciativa e publicou em seu blog. Resta saber se ao menos as instituições públicas também não estão bloqueando o acesso aos blogs...

Diga não ao bloqueio de blogs

Atualização: Em 2008 a Puc Minas já não bloqueava mais todos blogs, apesar de continuar restringindo o acesso aos blogs hospedados no Tumblr (um dos mais interessantes serviços de blog a surgir nos últimos tempos). Qual o sentido nisso?

Arquivos do blog