Pesquisar nos arquivos

20 de janeiro de 2009

A participação brasileira no South by Southwest 2009

Entre os dias 18 e 22 de março a cidade de Austin, no Texas, Estados Unidos, será palco de mais uma edição do festival South by Southwest (ou simplesmente SXSW), apresentando debates, oficinas, exibição de filmes e cerca de 1.800 shows de bandas de vááááários países, entre eles o Brasil. Creio que a aproximação entre o país e o SXSW tenha se iniciado através da finada Motor Music, loja/selo/produtora mineira que trouxe ao Brasil algumas das principais bandas estrangeiras alternativas que já tocaram por aqui (como Fugazi, ...And You Will Know Us by the Trail of Dead, Mogwai, Tortoise e Stephen Malkmus) e que em 2002 levou as bandas belo-horizontinas Valv e Pexbaa para o festival (além de registrar tudo em um documentário para a Directv e em um blog). Agora, entidades como a BMA e Abrafin dão continuidade ao trabalho de dar visibilidade à música independente brasileira no exterior e trazer produtores estrangeiros ao Brasil para conhecer a produção musical atual brasileira.

No ano passado, um dos produtores do SXSW esteve no Brasil e passou por várias capitais. O resultado foi a pré-seleção de mais de 30 bandas brasileiras para se apresentarem no festival desse ano. No entanto, as bandas têm que arcar com todas as despesas e não recebem cachê algum, o que inviabiliza, em grande parte dos casos, a apresentação no evento. Mesmo com a situação pouco favorável, 24 bandas brasileiras estão confirmadas na edição 2009, formando a maior comitiva do país já formada para o SXSW (conforme lista abaixo).

Deixando questões financeiras de lado, o que se verá nos quatro dias de shows do SXSW é fruto do filtro da produção musical contemporânea mundial, posicionando lado a lado artistas ingleses, americanos, gregos, argentinos, dinamarqueses, nigerianos, islandeses... ou seja, prato cheio para se descobrir novas possibilidades musicais (ou não, caso se constate uma preocupante mesmice artística, o que, sinceramente, torço para não ser verdade).

Abaixo está a lista com os artistas brasileiros com presença confirmada no SXSW, lembrando que esta é uma lista parcial, sujeita a alterações.


Bandas brasileiras no South by Southwest 2009
Alexandre Grooves (São Paulo)
Andreia Dias (São Paulo)
Black Drawing Chalks (Goiânia)
Café Funque (Rio de Janeiro)
Canja Rave (Porto Alegre)
Cassim & Barbaria (Florianópolis)
Fernanda Takai (Belo Horizonte)
Gabi Almeida (São Paulo)
Holger (São Paulo)
Kristoff Silva (Belo Horizonte)
La Pupuna (Belém)
Lucas Santtana (Salvador)
Macaco Bong (Cuiabá)
Mundo Livre SA (Recife)
Nancy (Brasília)
Ramiro Musotto (Salvador)
The River Raid (Recife)
S.O.M.B.A. (Belo Horizonte)
Samba de Rainha (São Paulo)
Superguidis (Guaíba-RS)
Telerama (Fortaleza)
Valéria Oliveira (Natal)
Vander Lee (Belo Horizonte)
Vandex (Salvador)
Vanguart (Cuiabá)
Vinil Laranja (Belém)

De acordo com o site do SXSW, os shows do Macaco Bong (Cuiabá), Holger (São Paulo), Tita Lima (São Paulo) e Érika Machado (Belo Horizonte) foram cancelados. Atualização: segundo um dos integrantes do Holger, via comentário, a banda está confirmada no festival (assim como o Macaco Bong), ao contrário do que está no site do SXSW.

Arquivos do blog