Pesquisar nos arquivos

18 de janeiro de 2009

O que está acontecendo no Overmundo

A newsletter do Overmundo de janeiro seleciona parte do extenso material publicado no site e funciona como guia para quem tem pouco tempo para navegar no portal ou ainda não o conhece.

"Verão
Cada região do Brasil vive a estação à sua maneira. No Acre, Fabiana Mesquita conta como é preciso se adaptar ao fuso no horário de verão: com três horas de diferença, quando é noite no sul do país o sol ainda está alto por lá. E por falar em região Norte, não perca oportunidade de se refrescar em outro estado, o Amazonas: tem o flal, o rala-rala e os sorvetes de sabores que só se encontram na região; todas as dicas são de Yusseff Abrahim. Descendo para o Nordeste, o verão continua. Em Itacaré (BA), Thiago Camelo avisa que subir de canoa o Rio das Contas é imperdível. Se a ideia é ficar embaixo d´água, o Overmundo tem um extenso repertório de mergulhos pelo Brasil. Cristiano Melo, um apaixonado pela atividade, dá a maioria das dicas. Em cima das ondas, entenda o surfe na Paraíba com Edmundo Nascimento, conheça o "surf-pub" de Niterói (RJ) com Saulo Frauches e descubra os melhores picos em Alagoas com Marcelo Cabral.

Vida de pescador
Carregar na pele as marcas do trabalho não é "modo de dizer" para estes senhores do mar. O sol e o sal rendem histórias de uma vida inteira nas águas. Em Salvador (BA), Lízia Sena passeou por várias colônias de pescadores e entendeu como é feita a divisão dos peixes. Outra aula é no Mercado de Peixes de Fortaleza (CE), que ganhou uma visita-relato bem pessoal da Andressa Back. Já na Ilha de São Francisco do Sul (SC), Marcelo Labes descobriu a história da navegação do país por meio do Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras. É o maior museu do gênero na América Latina.

Giro praias
Sombra e água fresca? Nada disso. Está na hora de pegar um bronze. E, Brasil afora, praia é o que não falta. Que tal, por exemplo, curtir uma prainha em Porto Alegre? Não, você não leu errado. É a Praia do Lami, em Poa, uma "muvuca da boa". Subindo um pouquinho, você encontra a Praia do Campeche, em Floripa, cujo nome é uma homenagem ao autor de O Pequeno Príncipe. Se quiser tirar a roupa e se sentir livre, leve e solto, pode ir na recôndita Olho de Boi, em Búzios (RJ). Na Bahia, você pode escolher entre as águas mansas da Ponta de Areia, em Itaparica, ou o encontro do rio com o mar em Caraíva, Porto Seguro. Eleita uma das dez mais do país, quem conhece a Barra de São Miguel, em Maceió, sabe que a praia não deve nada ao paraíso. E que dizer das falésias de Jequiá da Praia, no litoral sul das Alagoas? Ou da revolta aquática dos tralhotos em Soure, Ilha de Marajó (PA)?

E mais:

  • Brasileiro gosta tanto de praia que não dispensa nem praia de rio. Em São Gabriel da Cachoeira (AM), a praia da cidade não tem nome: é Praia da Cidade mesmo. Mas o passeio só vale entre setembro e janeiro, que é quando o Rio Negro não está em cheia.

+ streaming & download

Arquivos do blog