Pesquisar nos arquivos

29 de março de 2008

2 anos de Overmundo - Valorização da cultura brasileira através da internet

Sem muito alarde, o portal Overmundo completou dois anos de existência neste mês de março. Uma das melhores e mais inovadoras iniciativas da internet brasileira, inclusive alcançando repercussão internacional, o site é um imenso portal colaborativo que agrega as mais diversas manifestações culturais brasileiras.

Nestes dois anos, cerca de 25.400 colaboradores se cadastraram no portal e publicaram mais de 3.500 matérias na principal seção do portal, o Overblog. São textos sobre os mais diversos aspectos da cultura brasileira, desde reflexões um pouco mais intimistas sobre a situação sócio-cultural do país à cobertura de eventos que não possuem espaço na grande mídia.

Além do espaço para as matérias, o Overmundo também possui dicas culturais em seu guia e na agenda, além de manter um banco de cultura cada vez mais organizado, no qual os colaboradores publicam músicas, vídeos, contos, poesias, fotografias (como as que ilustram este texto) e demais formas artísticas que podem ser transformadas para o formato digital. Até mesmo CDs e filmes inteiros estão disponíveis para download no site.

Alguns dos fatores que mais chamam atenção no Overmundo são seu pioneirismo na inserção do Creative Commons na internet brasileira, sua constante evolução e transparência nas ações que determinam o futuro do site. Todo seu conteúdo está licenciado através do Creative Commons, forma alternativa de direito autoral, e seu código também está aberto para ser utilizado por desenvolvedores de todo o mundo. Já as transformações realizadas no site são discutidas na seção Observatório e no Mapa de Desenvolvimento, no qual estão listadas "informações sobre o processo técnico de construção e produção de novas ferramentas para a comunidade do Overmundo". Através dessa seção é possível saber, por exemplo, que está em fase de desenvolvimento um tutorial em flash para apresentação do Overmundo aos usuários iniciantes.

Outro destaque são o Overfeeds, sistema que indexa blogs de cultura, e o Overmixter, um banco de samples e aúdio liberado para ser usado em remixes e demais produções musicais não-comerciais.

E para quem não tem tempo ou ânimo para visitar o site constantemente, uma dica: todas as seções do site possuem RSS. Então, basta assinar o feed da área que deseja (por exemplo, publicações na agenda relativas a eventos no Piauí) e acompanhar cada atualização através de seu leitor de RSS utilizado.

Acompanho o Overmundo desde seu início e foram muitas as vezes em que me surpreendi com colaborações publicadas. Lembro do início, quando poucos votos eram necessários para a publicação de uma colaboração e os comentários eram escassos. Hoje, o grande números de usuários fez com que mais votos fossem exigidos para a publicação no site e existem várias colaborações com 30, 50, até mais de 100 comentários, resultando em debates construtivos em torno da cultura nacional.

Existem oscilações no volume e qualidade do conteúdo publicado, é claro, mas é extremamente prazeroso fazer parte deste sistema em constante transformação e desenvolvimento. Seria bobagem tentar selecionar o material mais marcante que encontrei no site nesses dois últimos anos, portanto, segue abaixo apenas uma lista de colaborações que considero interessantes e que dão uma idéia da abrangência e qualidade do Overmundo.

Sugestões de leitura:
Como meu blog foi condenado por um 'comentário'
A nova decadência da cultura pernambucana
Bar e funerária
Livro em decomposição
O Creative Commons e os Direitos Autorais
O bom e velho jornalismo está morrendo

Ps.: nada se compara a visitar o site, navegar livremente pelas seções e buscar as mais inusitadas palavras-chave na pesquisa. Surpreenda-se.

Foto da placa: Egeu Laus / Foto da bicicleta: Letícia Lins / Foto do estádio: Ivo Coutinho de Moura

Arquivos do blog