
Nestes dois anos, cerca de 25.400 colaboradores se cadastraram no portal e publicaram mais de 3.500 matérias na principal seção do portal, o Overblog. São textos sobre os mais diversos aspectos da cultura brasileira, desde reflexões um pouco mais intimistas sobre a situação sócio-cultural do país à cobertura de eventos que não possuem espaço na grande mídia.
Além do espaço para as matérias, o Overmundo também possui dicas culturais em seu guia e na agenda, além de manter um banco de cultura cada vez mais organizado, no qual os colaboradores publicam músicas, vídeos, contos, poesias, fotografias (como as que ilustram este texto) e demais formas artísticas que podem ser transformadas para o formato digital. Até mesmo CDs e filmes inteiros estão disponíveis para download no site.

Outro destaque são o Overfeeds, sistema que indexa blogs de cultura, e o Overmixter, um banco de samples e aúdio liberado para ser usado em remixes e demais produções musicais não-comerciais.
E para quem não tem tempo ou ânimo para visitar o site constantemente, uma dica: todas as seções do site possuem RSS. Então, basta assinar o feed da área que deseja (por exemplo, publicações na agenda relativas a eventos no Piauí) e acompanhar cada atualização através de seu leitor de RSS utilizado.
Existem oscilações no volume e qualidade do conteúdo publicado, é claro, mas é extremamente prazeroso fazer parte deste sistema em constante transformação e desenvolvimento. Seria bobagem tentar selecionar o material mais marcante que encontrei no site nesses dois últimos anos, portanto, segue abaixo apenas uma lista de colaborações que considero interessantes e que dão uma idéia da abrangência e qualidade do Overmundo.
Sugestões de leitura:
Como meu blog foi condenado por um 'comentário'
A nova decadência da cultura pernambucana
Bar e funerária
Livro em decomposição
O Creative Commons e os Direitos Autorais
O bom e velho jornalismo está morrendo
Ps.: nada se compara a visitar o site, navegar livremente pelas seções e buscar as mais inusitadas palavras-chave na pesquisa. Surpreenda-se.