Pesquisar nos arquivos

31 de janeiro de 2008

Inscrições abertas para o 34º Festival de Inverno de Itabira e BDMG Instrumental

Ouro PretoQuem não é de Minas Gerais não deve saber, mas durante boa parte do inverno diversas cidades históricas do Estado comemoram seus aniversários e realizam os tradicionais festivais de inverno. Ouro Preto, Mariana, Diamantina, São João Del Rey e Sabará são alguns exemplos de cidades que realizam festivais deste tipo, em sua maioria com apoio das prefeituras municipais e universidades locais. São festivais de arte integradas, geralmente com atividades gratuitas como shows, oficinas e exposições.

Um dos maiores festivais deste tipo é o de Itabira, que em 2008 realiza sua 34ª edição. As inscrições para o festival estão abertas e podem participar pessoas de qualquer local do Brasil e do mundo interessadas em fazer parte da programação, seja através de espetáculos diversos (musicais, teatrais, circenses), palestras, oficinas ou exposições. Para isso, é necessário ler o edital e, em seguida, preencher o formulário disponibilizado pela organização do festival. As inscrições podem ser feitas até 29 de fevereiro.

Outro edital interessante, mas disponível apenas para músicos mineiros, é o BDMG Instrumental, que todo os anos premia quatro músicos com a produção completa de um show e mais R$6,500 mil. Podem participar músicos nascidos em Minas Gerais ou residentes do Estado há pelo menos dois anos. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do BDMG Cultural. As inscrições para o BDMG Instrumental 2008 começam em 18 de fevereiro e terminam em 4 de março.

Aparentemente ambos os festivais acima parecem não ter o foco do blog, mas é justamente por isso que escrevi sobre eles. Iniciativas deste tipo são distantes da cena musical alternativa e experimental, não apenas devido à curadoria dos festivais, mas também pela falta de informação dos músicos. A partir do momento em que mais bandas alternativas enviem seus materiais e se inscrevam nestes editais, é inevitável que algumas delas se destaquem em meio aos trabalhos inscritos e assim alcancem novos públicos.

Arquivos do blog