Pesquisar nos arquivos

15 de junho de 2007

seis meses de Meio Desligado: análise crítica

Passados seis meses desde a criação Meio Desligado, chega o momento de olhar para o próprio umbigo e ver o que deu certo e o que foi um lixo nesse período. Não basta sentar em frente ao PC durante alguns minutos e pensar em tudo o que aconteceu. Essa mini-reflexão crítica da nossa atuação é feita durante todo o período de existência do blog e há algumas semanas vem sendo elaborada mais profundamente.

Um dos maiores e mais óbvios problemas é a irregularidade na freqüência de postagens. Este é um ponto difícil. Todos nós temos outras ocupações, estudos, trabalho, outros projetos, etc. Mas o mais importante, é que tudo o que é publicado aqui, tem uma razão. E (deve ter) um nível de qualidade a ser mantido. Ou seja, preferimos não escrever do que publicar textos pouco interessantes ou que sejam iguais a milhares de outros disponíveis na internet.

O nosso objetivo não é pequeno: explorar a linguagem do jornalismo musical, tentar renová-la, buscar o novo, sair da mesmice. Não nos interessa ser igual aos outros. Assim como nós não temos tempo para bobagens, os milhões de pessoas na web a cada dia se perdem e afundam mais e mais em meio a notícias fúteis e irrelevantes, enquanto procuram informação de qualidade e relevante. O Meio Desligado é uma resposta a essa situação.

Em nosso período de atividade a busca por experimentação e novidade vem rendendo bons frutos. Exemplos rápidos e que nos deixam extremamente felizes são os sites e blogs que nos linkam e os comentários a respeito do blog.

Um dos mais gratificantes veio de Marcelo Gomão, vocalista e guitarrista da Vamoz!, que deixou o seguinte comentário no texto relativo ao show da banda em Belo Horizonte no mês de maio:
"Já li umas centenas de textos e críticas sobre shows, mais essa foi realmente divertida e diferente. Acidamente honesta!"

Impossível não formar um sorriso ao ler um elogio destes.
E o texto ainda foi republicado no site da banda.

Algo semelhante aconteceu com os cariocas do Canastra, que deram print screen na tela com a matéria no Meio Desligado sobre um show deles e colocaram no fotolog oficial da banda. E, depois, também utilizaram fotos minhas (Marcelo) novamente no fotolog.
Obter esse tipo de resposta é muito bom.

Mas é claro, não são apenas as bandas que reagem de forma positiva.
É uma honra estar entre os links indicados por gente fodona como Alexandre Matias, Bruno Natal, Alexandre Inagaki e Bruno Nogueira, dos quais gostamos e temos que admitir, os caras são bons!
E a cada comentário e link em blog de pessoas deixa apenas mais claro de que fazemos algo, no mínimo, com um pouco de qualidade e importância.

Este é apenas o começo.

- - - - -

Abaixo estão os links para os blogs de algumas pessoas que gostaram
do Meio Desligado e linkaram algo que publicamos.
Obrigado!

Rei Nada
Anne King
Álcool e Prozac
Pop Up!
Samsung Mp3

Arquivos do blog