Pesquisar nos arquivos

28 de abril de 2007

Walverdes - 90 Graus

Lançado entre o fim de 1999 e os primeiros meses de 2000, 90º foi o primeiro EP da banda gaúcha Walverdes a ser lançado em CD, após terem lançado um álbum independente e cinco fitas K7 (lembra o que é isso?). Este também foi o 9º lançamento da Monstro Discos, atualmente com mais de 60 lançamentos em seu catálogo.

Com oito canções em pouco mais de 19 minutos, foi este EP que preparou o território para que a banda lançasse, dois anos mais tarde, o álbum Anticontrole e tomasse de assalto a mídia especializada do país. Situado na suja fronteira entre o punk e o grunge, 90º trazia o vigor e o barulho que se tornariam marcas registradas da banda, porém, pecava em relação às letras. Em grande parte remetendo à adolescência e suas típicas bobagens divertidas, é fácil encontrar diversas referências ao álcool, além do inconformismo e raiva padrão desta fase da vida.

Se em alguns momentos chega a lembrar as temíveis bandinhas de colégio, como em "O tempo que perdi" (da letra: "Ontem achei o que escondia atrás do meu armário / não era uma agenda, não era um diário / era a liberdade que um dia eu perdi"), em outros a banda mostrava a que vinha e despejava petardos como "1996": 1 minuto e 20 segundos de rock'n'roll simples, cru e direto.

Mas é logo na faixa de abertura que está o melhor do CD. "Câncer", ótima canção de amor e desilusão, animada e suja, que se tornou um verdadeiro semi-hit do rock alternativo brasileiro do início dos anos 2000.

Atualmente esgotado na Monstro, o CD era vendido em uma bacana capinha de papelão por algo em torno de R$ 7. Nem mesmo no site oficial da banda é possível encomendar 90º. Portanto, a melhor opção para os interessados é fazer o download do EP aqui.


Escute "Câncer", do Walverdes.


Arquivos do blog