Pesquisar nos arquivos

22 de outubro de 2017

Hits em cachorrês

A internet tem dessas coisas: em 8 de janeiro de 2013 um canadense subiu um prosaico vídeo do seu cachorro latindo dentro de casa. São 33 segundos de celular na mão, imagens tremidas e zooms repentinos enquanto o pequeno Gabe (um spitz alemão?) enfrentava a câmera. Com o passar dos anos, seu curto registro seria a matéria-prima pra infindáveis versões caninas de músicas dos mais diversos tipos. Algumas delas, magistralmente produzidas por Eleotan, um sujeito de 23 anos nascido em Guaramirim, cidade de menos de 50 mil habitantes do interior de Santa Catarina, que leva até 7 horas no computador para finalizar cada um dos seus vídeos em cachorrês.

Montagens com cães recriando músicas pop não são necessariamente uma novidade (um vídeo bastante popular desse tipo data de 2012, com uma versão canina de Carly Rae Jepsen, antes mesmo do fenômeno do Gabe The Dog, que tem como marca uma estética mais lo-fi), mas gosto particularmente das versões criadas pelo Eleotan no seu canal no Youtube pelo seu minimalismo, a capacidade de sintetizar a essência de uma paródia em poucos segundos.

O primeiro dos seus vídeos em cachorrês, da abertura da A Grande Família, foi publicado em novembro de 2016 e o mais popular até o momento é o do "Funk do gás" (nem de longe um dos meus favoritos) com mais de 3,5 milhões de visualizações hoje. De Anitta a Arctic Monkeys, selecionei abaixo alguns dos meus vídeos favoritos. Em homenagem a Gabe, o cão, que morreu no início de 2017, o último vídeo é uma versão em cachorrês de "Hallelujah", do Leonardo Cohen. Howlelujah.


BÔNUS: "Weed dog" (versão sinalizada pelo Youtube como imprópria para menores, rs)

Arquivos do blog