Pesquisar nos arquivos

21 de novembro de 2014

Novos Baianos Futebol Clube, o documentário

Gravado para uma TV alemã em 1973, ano do lançamento do terceiro e homônimo disco dos Novos Baianos, Novos Baianos FC é um documentário excepcional em sua simplicidade e no valor histórico do registro. São pouquíssimos os depoimentos ao longo dos seus 44 minutos de duração, gravados ao longo de 10 dias no sítio Cantinho do Vovô, onde a banda vivia no auge de seu hippismo em plena ditadura militar, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Em tempos de registros ao vivo assépticos e mega produções, a crueza do registro ao vivo da banda neste documentário salta aos olhos e aos ouvidos em um rock'n'roll brasileiro, psicodélico e desleixado. É uma produção mais próxima de um registro antropológico do que uma obra musical.

"Não é uma família. Talvez um time de futebol", diz o narrador. E assim, entre jogos de futebol e o cotidiano do sítio, clássicos como "Mistério do Planeta", "A Menina Dança" e "Samba da Minha Terra" surgem despretensiosamente, entre menções ao futebol como metáfora para a liberdade criativa e a coletividade do grupo.

Arquivos do blog