Pesquisar nos arquivos

13 de outubro de 2010

Outubro Independente em São Paulo

Durante todo o mês de outubro a Prefeitura de São Paulo realiza o projeto Outubro Independente, com uma extensa programação que inclui música, teatro, cinema, literatura e artes visuais em diversos espaços da capital paulista. Artistas de gêneros distintos como Eddie, Elma, Dona Ivone Lara,  Psilosamples, Arrigo Barnabé e Mombojó já se apresentaram até o momento nos palcos do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido e Biblioteca Alceu Amoroso Lima.

Abaixo está parte da programação de shows que ainda acontecerão.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Dia 14, quinta
19h
Chankas
Com lançamento de CD homônimo, calcado basicamente no violão, Chankas é um projeto solo de Fernando Cappi, guitarrista da banda paulistana Hurtmold, também presente em vários outros projetos dessa vertente experimental, com participações em discos e turnês de Maurício Takara, Bodes & Elefantes e Joe Lally (Fugazi).

Dia 15, sexta
12h30
Pata de Elefante
Com participação em importantes festivais no Brasil, a banda despertou a atenção da crítica ao fazer canções instrumentais que cativam o público acostumado a ouvir música com vocais. Suas influências são as sonoridades do pop rock dos anos 60 e 70, além de compositores de trilhas sonoras como Henri Mancini e Ênio Morricone.
Ouça entrevista com a banda aqui.

19h
Hierofante Púrpura
Banda de Mogi das Cruzes radicada na capital paulista desponta no cenário do rock independente nacional com personalidade, abraçando um experimentalismo de contexto poético e instrumental que é a marca de seus mais recentes EPs: "Adubado" e "Crise de Creize".

Dia 16, sábado
19h
Satanique Samba Trio
O sexteto vem de Brasília com sua música instrumental brasileira "possuída" por dissonâncias, distorções e compassos variáveis, fruto de influências como Anton Webern e Gustav Mahler. O grupo apresenta o espetáculo Tritonus, dividido em três sessões temáticas e com grande variedade de instrumentos, incluindo viola caipira, contrabaixo, percussão, clarineta, rabeca e cavaquinho.

Dia 17, domingo
18h
Cidadão Instigado
Banda cearense apresenta o repertório do novo CD, “Uhuuu”, com rebuscados arranjos que remetem ao melhor da psicodelia setentista e que também traz em sua sonoridade um ambiente de verão, apontando um caminho original para o gênero mais popular do planeta: o rock.

Dia 21, quinta

19h
A Banda de Joseph Tourton
Em meio ao crescimento do rock instrumental na cena musical brasileira a banda de nome grande e integrantes jovens criada em Recife vai além da influência de gêneros como surf music e ska, agregando o experimentalismo de seus contemporâneos do Hurtmold.

Dia 22, sexta
12h30
Di Freitas
Nascido em Fortaleza, onde estudou violoncelo e violão clássico, há quase dez anos desenvolve um trabalho de experimentação musical com materiais alternativos, notabilizando-se por sua perfomance na família das cordas (rabecas, violinos, violas e cellos) e em instrumentos por ele mesmo criados usando como caixa de ressonância cabaças colhidas da vegetação nordestina. Em 2009 lançou o aclamado CD “Alumioso”

19h
Lacertae
Com 20 anos de existência, o grupo da cidade de Lagarto, em Sergipe, dedica-se à música regional marcada pela influência da bossa nova e da capoeira misturadas às sonoridades de Jimi Hendrix, Velvet Underground, Hermeto Pascoal e Tom Zé, entre outros.

Dia 23, sábado
19h
Espanca Mosca  com Wilson Sukorski
Espanca Mosca - Fly's Beating - Música Pessoal é um show solo de música experimental eletrônica, com projeção de vídeos, som quadrafônico, instrumentos eletroacústicos inusitados e cheio de referências brasileiras.

Dia 28, quinta
19h
Mitch e Mitch (Polônia)
Guitarras, maracas, tambores e vibrafone, além de sons eletrônicos, estão presentes na sonoridade do grupo, que vai do tranquilo ao extremo agitado, geralmente dentro de uma mesma música, em uma atmosfera de continuas mudanças rítmicas.

Dia 29, sexta
12h30
SINFONIA DE ARAMES - Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene
Em parceria com a Biblioteca Luis Braille, o espetáculo marca o lançamento do primeiro CD do grupo, que mostra a versatilidade do berimbau ao interpretar toques da capoeira e ritmos brasileiros com arranjos e regência do mestre Dinho Nascimento.

19h
INDI(E)FUSA – FESTIVAL SIN FRONTERA
O Centro Cultural São Paulo recebe a banda vencedora do festival de música independente que acontece na cidade de Córdoba, Argentina, no dia 15 de outubro, reunindo jovens grupos expoentes da cena local.

Dia 30, sábado
19h
The Eternals
Formado na cidade de Chicago por Damon Locks (vocal, teclado e efeitos) e Wayne Montana (baixo e teclado), o grupo já fez algumas turnês pelos Estados Unidos com os conterrâneos do Tortoise, Isotope 217 e Brokeback, e agora vem ao Brasil para lançar seu novo álbum: “Approaching the Energy Field”.
Banda de abertura: Hurtmold

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO

Dia 16, sábado.
18h

CHALI 2NA (EUA) + CONTRA FLUXO + AKIRA PRESIDENTE
 Embalado por uma atmosfera romântica e bem humorada o Contra Fluxo apresenta canções de seu 2º álbum, “SuperAção”. Akira Presidente mostra músicas do elogiado “Meu Sotaque Meu Flow”, lançado em 2010. Quem encerra o evento é o rapper Chali 2Na, integrante do lendário Jurassic 5 e uma das vozes mais distintas do hip hop. “Tuna” lançou seu primeiro trabalho solo, o “Fish Outta Water”, em 2009.

Dia 17, domingo.
18h
KL JAY e CONVIDADOS

KL Jay apresenta seu projeto solo, Fita Mixada: “Rotação 33”. Com 30 minutos de “viradas” sem edição e um repertório só de vinis de rap brasileiro, o DJ apresenta a essência de um verdadeiro trabalho de discotecagem. Convidados: Max B.O., Lívia Cruz, Kamau, Andrômeda e Gaspar.
 
Dia 23, sábado.
15h30
Festival 20 Minutos + Korzus 

 O festival 20 minutos selecionará 8 bandas independentes para fazer um pocket show dentro da programação do Outubro Independente. O encerramento fica por conta da banda de metal Korzus, que acaba de lançar seu novo CD “Discipline of Hate”. As inscrições de bandas vão até o dia 10/10, na recepção. Mais informações: ccjuve.prefeitura.sp.gov.br.
ANFITEATRO - reduzido
50 lugares

Dia 20, quarta
18h
FÓSSIL (CE)

 Com uma sonoridade inusitada, o grupo cearense trafega por diversos nichos da música contemporânea brasileira e mundial. Firmando-se como expoente no Brasil de um estilo musical rico e diversificado, Fóssil apresenta um espetáculo composto integralmente por material inédito e composições que intensificam um novo momento de sua musicalidade. O show contará com intervenções dos participantes da oficina de criação de pedais. Imperdível!

Dia 22, sexta.
20h
MDM
Trabalho solo do guitarrista do Hurtmold, Mário Cappi, que também já tocou no Bodes e Elefantes, Polara e acompanha o músico carioca Marcelo Camelo.

Dia 29, sexta.
20h
LOS PIRATA

Natural de San Pablo, o Los Pirata começou misturando country, surf, punk e rock e cantando em "portunhol". Hoje são: uma bateria de criança, um baixo-guitarra, guitarras “red neck”, algum non-sense e muita cara-de-pau.


ESPECIAL - EM FRENTE AO CCJ
NÃO PRECISA RETIRAR INGRESSO


Dia 24, domingo.
13h
JAH SHAKA (ING) + VICTOR RICE e BUGUINHA DUB

 Dois especialistas em dub e early reggae, os músicos e produtores Victor Rice e Buguinha Dub se encontram numa espécie de soundclash de fundo colaborativo, abrindo a tarde para o esperado Sound System de Jah Shaka. Jamaicano de Clarendon, Shaka iniciou sua carreira em Londres e é hoje um nome imprescindível aos apreciadores de reggae, dub, stepper e black music. Nos intervalos: Quilombo Hi-Fi.

Arquivos do blog