Pesquisar nos arquivos

20 de agosto de 2010

Festival Lab e as novas tendências musicais em Maceió


No dia 27 de agosto Maceió sedia a segunda edição do festival LAB, focado na música experimental contemporânea, com shows das bandas Labirinto (SP), Júlia Says (PE, que já tocou na Festa Meio Desligado, em BH) e Projeto Sonho (AL). O evento ocorre a partir das 21h, nos salões centrais do Armazém Uzina, e também terá discotecagens de IJ Abutre, OutQuitéria e projeções de imagens da fotógrafa Fernanda Capibaribe.

No ano passado o festival contou com shows das bandas Neon Night Riders (AL), Lise (MG) e A Banda de Joseph Tourton (PE).

Abaixo, informações sobre as bandas da programação:




Labirinto
Vinda de São Paulo, a Labirinto desenvolve sonoridades, timbres e dinâmicas que se mesclam, criando uma sonoridade plural. As construções harmônicas, compostas por guitarras, baixo e bateria são somadas aos sintetizadores analógicos e digitais, violoncelo, violino, piano e outros instrumentos. Em junho deste ano, a banda ganhou a votação “Novos Nomes BR” no site da MTV, como o nome mais promissor da crescente cena de música instrumental brasileira. Maceió receberá o primeiro show da turnê de lançamento do primeiro disco da banda, chamado Anátema.
O Projeto Sonho será a segunda atração da noite. Criada em julho de 2008, a banda surgiu a partir de uma ideia que se transformou em “Chuva”, primeira composição do grupo. A proposta é fazer música instrumental com apenas guitarras e bateria. A formação pouco usual realça as linhas melódicas das composições do quarteto. Remetendo a nomes consagrados do post-rock, subgênero do rock caracterizado pelo uso de instrumentação roqueira para produção de uma música com fins artísticos e estéticos, como Explosions in the Sky, Mogwai e Toe, o som do quarteto alagoano incita a imaginação.
A dupla Júlia Says, que fechará a segunda edição do festival, foi formada em agosto de 2007 por Anthony Diego e Paulo André. O conceito era fazer música livre, ou seja, passear pelas diversas vertentes musicais, mas mantendo uma identidade, algo que mostrasse originalidade. O duo já se apresentou em importantes festivais da música pernambucana, como RecBeat e o Coquetel Molotov, e lançou dois discos. No final do ano passado, a dupla foi selecionada para participar do South By Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de música independente do mundo, realizado anualmente em Austin, Texas.

FESTIVAL LAB
Shows de Labirinto (SP), Júlia Says (PE) e Projeto Sonho (AL)
Dia: 27 de Agosto de 2010
Local: Armazém Uzina (Rua Sá e Albuquerque, 367a – Jaraguá, Maceió – AL)
Ingresso: R$ 10

Arquivos do blog