Pesquisar nos arquivos

2 de janeiro de 2009

Meio Desligado é o representante brasileiro na Music Alliance Pact

"Nunca foi tão fácil _______" é uma das sentenças mais utilizadas em relação ao avanço tecnológico. A velocidade da informação, a praticidade e as diferentes formas de troca de conteúdo digital mudaram as formas como nos relacionamos não somente entre nós, mas também com nossos produtos culturais. Na música, são várias as maneiras de se ter contato com artistas de outras cidades, países ou continentes. MySpace, Last.Fm, PureVolume e muitos outros sites permitem encontrar bandas de diferentes localidades e representam um enorme avanço para a circulação da produção musical mundial. Entretanto, são formas mecânicas de indicações. Em algum momento, você há de se deparar com bandas que não têm nada a ver com o seu gosto e que você simplesmente considere horríveis. Nesses momentos, é provável que se canse de procurar por novidades de países não-convencionais no mundo pop ou torça para que encontre um bom site/blog feito por pessoas competentes e que não se limite aos novos hypes europeus ou ao underground norte-americano.

Mais ou menos a partir de uma situação como essa, surgiu a Music Alliance Pact, uma rede mundial de blogs que abordam a música independente/alternativa produzida em seus países de origem. Formada em outubro de 2008 (inicialmente com 12 blogs), a MAP hoje conta com representantes de 21 países, que todos os meses indicam uma música de uma banda de seu país. Essa seleção de músicas é republicada por todos os membros da MAP no dia 15 de cada mês, resultando na coletânea mensal da MAP.

Nem todos os blogs em questão têm como tema exclusivo a música produzida em seu país, mas todos possuem forte relação com essa produção. O blog The Pop Cop, por exemplo, é o criador da MAP e é focado na música escocesa (abrangendo tanto as bandas independentes do país como nomes do mainstream). O excelente blog chileno Super 45 também dá bastante espaço para bandas estrangeiras, mas retrata bem a cena musical chilena.

Apesar das diferenças inerentes a cada blog e a cultura na qual está inserido, os membros da MAP têm em comum a predileção pelo rock alternativo (ou indie rock, de um modo um pouco mais abrangente) e suas ramificações aliadas a outros gêneros musicais.

Atualmente a Music Alliance conta com membros de todos os continentes, exceto África. Eis a lista de países integrantes: Escócia, Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Canadá, Peru, Espanha, Itália, Cingapura, Coréia do Sul, Austrália, Suécia, Portugal, Nova Zelândia, Dinamarca, Islândia, Inglaterra, Chile, Irlanda e Noruega.

A edição de dezembro foi previamente publicada aqui no Meio Desligado, com os textos descritivos ainda em inglês (idioma utilizado para comunicação entre os membros). Agora, segue uma versão mais completa da mesma edição, em português e com os players para audição de cada uma das músicas. Os interessados também podem fazer o download de todas as músicas em um único arquivo compactado.

germany flag ALEMANHA – Blogpartei
Mio Myo“Switch”

"Switch" é o single mais recente do quarteto Mio Myo, de Nuremberg. A música pode ser entendida como um resumo do som da banda - um pouco fantasmagórico e circular, com uma diversidade de instrumentos eletrônicos e analógicos e vocal reminiscente de Thom Yorke. Suas canções merecem alguns segundos de atenção.
Download

argentina flag ARGENTINA – Zonaindie
Banda de Turistas“Todo Mío El Otoño”

Mágico Corazón Radiofónico é o primeiro álbum da Banda de Turistas e se tornou uma das maiores surpresas do ano. Com Mario Caldato Jr. (Beastie Boys) à cargo da mixagem, essa canção reprisa a batida de antigas bandas argentinas de rock, como os Los Gatos.
Download

AUSTRÁLIA – Who The Bloody Hell Are They?
The Philadelphia Grand Jury“Going To The Casino (Tomorrow Night)”

Três experientes músicos de Sydney formaram a banda mais engraçada a surgir na cidade no último ano. Talvez você os conheça de suas bandas anteriores, um deles tocou no Berkfinger, os outros dois no The Sweats. Juntos, combinam e atualizam um estilo retrô de rock que de alguma forma concilia uma homenagem a Elvis e soa incrivelmente legal. Nada fácil de ser feito, então respeite quando isso acontece de modo apropriado.
Download

brazilian flag BRASIL – Meio Desligado
Macaco Bong“Bananas For You All”

Macaco Bong é um trio instrumental de Cuiabá, considerada uma das melhores bandas brasileiras ao vivo. Soam como uma mistura de pós-rock, metal alternativo e free jazz. Seu guitarrista não usa nenhum pedal ou efeitos, tocando sua Fender apenas com a distorção dos amplificadores utilizados. A banda é parte do Espaço Cubo, coletivo que trabalha a cultura e seus aspectos sociais, iniciando uma verdadeira revolução a partir do underground.
Download

canadian flag CANADÁ – I(Heart)Music
Black Hat Brigade“Swords”

O vocal soluçado e o clima apocalíptico das canções provoca comparações inevitáveis com Wolf Parade, mas o Black Hat Brigade provou com seu EP homônimo - e, particularmente, com "Swords" - que eles não deixam nada a perder nessa comparação.
Download

chile flag CHILE – Super 45
Fredi Michel“Enganamí (Comeme Remix II)”

Uma das bandas mais esquisitas e originais de Santiago, Fredi Michel é uma mistura de cumbia, dub e pop vanguardista. Apesar de tocarem há anos, possuem apenas algumas poucas gravações, remixadas por amigos, como a que aparece aqui. Seu primeiro álbum foi finalmente anunciado para 2009.
Download

singapore flag CINGAPURA – I’m Waking Up To…
Leeson“Some Girls”

Leeson é um quinteto indie-pop de Cingapura que faz um som pop e dançante que deixará seus pés inquietos e você cantando às contagiantes melodias da banda.
Download

south korea flag CORÉIA DO SUL – Indieful ROK
The Black Skirts“Dog”

The Black Skirts é o nome usado por Castel Prayon e sua banda enquanto escalam as paradas digitais coreanas. Em novembro foi lançado o primeiro álbum da banda, 201. A primeira música de divulgação foi "Like Me" e as pessoas logo se renderam ao pedido do título. Para alguém que normalmente não é muito afiado para o pop, Castel com certeza sabia o que estava fazendo quando fez essas canções e "Dog" é um bom exemplo.
Download

denmark flag DINAMARCA – Pastries, Peppers And Canals…
Oliver North Boy Choir“Tonight”

Oliver North Boy Choir é o tipo de banda que a Dinamarca produz paticularmente bem. Contratados pelo super selo indie dinamarquês Crunchy Frog, Camilla Florentz, Mikkel Max Hansen e Ivan Petersen lançam pedaços delicados de beleza somente na forma de download. Oh, eles também não fazem shows.
Download

scotland flag ESCÓCIA – The Pop Cop
Dotjr“More Than You Know”

The Pop Cop somente descobriu Dotjr na semana passada e estávamos tão atarefados que a única opção foi escolhe-lo para o Music Alliance Pact deste mês. Dotjr (pronuncia-se dót-diei-ar) é o projeto solo de James Reeves, um rapaz de 21 anos de Isle of Lewis, que com seu jeito alegre cria aquele tipo de música com ambição pop que provoca os DJs a tocá-las. "More Than You Know" é épica, forte e com clima de Natal. Próxima da perfeição.
Download

spain flag ESPANHA – El Blog De La Nadadora
Elurretan“Momo Alper Bat Da”

Richar e Mikel são de Euskadi e cantam em Euskera, idioma local. Suas canções são inspiradas em The Beach Boys, Burt Bacharach, Jonathan Richman, Mikel Laboa e C86. Você pode fazer o download de seu último álbum, Momo Eta Beste Izaki Batzu, no site da banda. Eles simplesmente amam música e querem dividir suas canções com todos que gostam delas. Isso é possível? Acho que sim.
Download

us flag ESTADOS UNIDOS – I Guess I’m Floating
Dent May & His Magnificent Ukulele“26 Miles”

Nascido no Mississippi, Dent May gravou em diferentes estados do sul americano desde os tempos de escola. Depois de entrar para a faculdade e refinar seu som, ele emergiu com uma nova proposta na qual utiliza o seu auto-proclamado "magnífico ukelelê". Seus agradáveis arranjos pop, fortes vocais e harmonias vocais ao estilo doo-wop chamam a atenção de qualquer pessoa à espera de músicas alegres. Seu primeiro álbum será lançado em fevereiro através do selo Paw Tracks, do Animal Collective. Nunca subestime o ukulelê.
Download

england flag INGLATERRA – The Daily Growl
Jay Jay Pistolet“Golden Age”

Você pode até não considerar isso uma "cena", mas há apenas um pequeno degrau de separação entre a maioria das jovens bandas e artistas de Londres. Jay Jay Pistolet, amigo do Mumford & Sons, Derek Meins e sem dúvida alguma, de vários outros, não é exceção. Não que isso importe muito. Deixe que JJP, várias vezes tido como uma versão jovem e inglesa de M Ward, seja julgado pelo seu próprio trabalho.
Download

ireland flag IRLANDA – Nialler9
Sunken Foal“On Platinum Rays”

O brilhantemente intitulado Sunken Foal (pense sobre o nome...) também é conhecido como Dunk Murphy of Ambulance. Depois de aparecerem no programa Mary Ann Hobbs, da BBC Radio 1, seu CD de estréia foi lançado pelo Planet Mu. O álbum apresenta texturas, ambientes eletrônico-acústicos e, acima de tudo, remanescências dos sons do Leftfield.
Download

iceland flag ISLÂNDIA – I Love Icelandic Music
Vicky “Alien”

Vicky, antigamente chamada Vicky Pollard (por causa do personagem de Little Britain), é uma das bandas de rock islandesas mais legais. A banda teve início em novembro de 2006, quando se reuniram acidentalmente e começaram a tocar em sua cidade natal, Hafnarfjörður. Eles produzem uma espécia de metal pop ou um pop pesado. Em 2008, essas quatro garotas, junto a um baterista, gravaram seu primeiro CD, Pull Hard, lançado pelo selo Töfrahellirinn em Outubro.
Download

italy flag ITÁLIA – Polaroid
Scarlets“Every Waterloo”

Jovens, talentosos e estilosos, Scarlets tocam fazem músicas nervosas e diretas, fortemente influenciadas pela new wave. Eles acabam de lançar um EP pela Angle Records marcado pelo amor a The Smiths, The Jam e os sons britânicos mais rápidos. São, definitivamente, um nome no qual manter os olhos nos próximos meses.
Download

norway flag NORUEGA – Eardrums
The Little Hands Of Asphalt“The Future”

The Little Hands Of Asphalt é o projeto solo de Sjur Lyseid, cantor da banda norueguesa de indie-pop Monzano. Como TLHOA, ele cria canções de inspiração folk sensíveis e calorosas, por vezes tendo o violão como principal instrumento. Sjur Lyseid é um grande contador de histórias e suas letras sempre merecem ser escutadas. A canção escolhida para o Music Alliance Pact é exclusiva e estará em seu álbum de estréia, Leap Years, programado para ser lançado em março de 2009.
Download

new zealand flag NOVA ZELÂNDIA – Counting The Beat
Bearcat“Red Panda Blues”

Bearcat é uma das diversas bandas da Nova Zelândia a se interessar por indie-pop com influências folk. Aparentemente, Bearcat é a tradução literal do nome em latim para a palavra "panda". Assim como nomearam a si mesmos como o mamífero em risco de extinção, a banda escolheu ter pandas como tema de várias de suas canções. Para escapar do perigo de se tornarem uma piada de um único tema, escrevem canções memoráveis e atraentes com grandes chances de sobrevivência.
Download

peru flag PERU – SoTB
Pelo Madueño“Es Hora”

Após seu bem-sucedido álbum de estréia, Ciudad Naufragio, Pelo Madueño retornou este ano com No Te Salves, um CD intimista e cheio de emoções. Vivendo na Espanha, Pelo desponta como compositor e nos dá um verdadeiro destaque na cena independente.
Download

portugal flag PORTUGAL – Posso Ouvir Um Disco?
Nuno Rancho“Not For Sale”

Unready Demo é o primeiro trabalho solo de Nuno Rancho e todas as faixas do EP podem ser baixadas em seu MySpace. Em 2002 ele começou a tocar em uma banda chamada Wheelchair e dois anos mais tarde montou o Kyoto. Hoje, além do Kyoto, ele encontra tempo para tocar e compor no TiMaria, um trio electro-pop que faz um som totalmente diferente do restante de seu trabalho.
Download

sweden flag SUÉCIA – Swedesplease
Francis“Bad To The Bone”

Francis transforma o estranho blues do The Tallest Man On Earth e adiciona uma atmosfera de cabaré. O single de estréia da banda, "Bad To The Bone", soa como uma versão transexual de Stevie Ray Vaughan se ele/ela tivesse trabalhado em um circo do leste europeu ao lado de Tom Waits.
Download

Download das 21 músicas em um único arquivo.

Arquivos do blog