Pesquisar nos arquivos

24 de dezembro de 2007

Melhores vídeos de 2007?

Com certeza, esta não é uma lista dos melhores vídeos de bandas brasileiras feitos em 2007, porque seria uma bobagem fazer algo do tipo. Trata-se de uma seleção dos nossos videoclipes favoritos deste ano, nessa categoria (tupiniquim e independente/alternativo).

"Beautiful Life", Gui Boratto



Grandes idéias dispensam execuções mirabolantes e ainda assim alcançam resultados geniais. O vídeo de "Beautiful Life", do produtor brasileiro Gui Boratto, dirigido por Cadú Datoro, é um excelente exemplo disto e mostra como é possível usar a simplicidade à favor de um conceito totalmente conectado à música.

Eleita uma das melhores músicas de 2007 por vários veículos especializados, "Beautiful Life" é ótima de qualquer forma, seja apenas ouvindo ou assistindo ao clipe. Cada maneira possui suas singularidades, é claro, e leva à diferentes experiências, mas ambas estão relacionadas àquela estranha sensação de que, apesar de todas as merdas que acontecem, é possível ser feliz (sem soar piegas).

Pílula de auto-ajuda condensada em formato audiovisual? Talvez. Mas deixemos o nosso hedonismo aflorar um pouco e nos concentrar naquilo que nos faz sentir bem, não?

+ assista até o fim ou você não entenderá.

"Bossa Nostra", Nação Zumbi



O metafórico vídeo de "Bossa Nostra", faixa que abre Fome de Tudo, mais recente álbum da Nação Zumbi, foi dirigido por Ricardo Carelli e Ricardo Fernandes, da produtora Dínamo Digital. A mistura de técnicas como animação digital, stop motion e 2D foi muito bem realizada e alcança um ótimo resultado, complementado a música e possibilitando novas interpretações.

As inserções de imagens da banda durante os momentos mais pesados da música, quando os membros aparecem com "capacetes" esquisitos, também ficaram muito boas e se relacionam com a história do personagem mutante do vídeo.


"Lugar Algum", monno



Solidão, tristeza, incerteza. "I'm gone, get comfortable w/o me ("Fui embora, fique bem sem mim"), diz o recado postado sobre o corpo do protagonista do vídeo de "Lugar Algum". Soa familiar?

Criado a partir de um curta-metragem dirigido pela americana radicada em Belo Horizonte Rachel Dana, vídeo e música de "Lugar Algum", da banda mineira monno, se aprofundam na dor da separação, arrependimentos e dúvidas. O clima melancólico é completado pelos personagens sozinhos e estáticos ou perdidos caminhando pelas ruas, como se estivessem à procura de algo, mas se encontrando em lugar algum.


Outros bons vídeos:
"Eu Fiz Pouco Caso de Um Gênio", Ludovic
"Rinha de Magnata", Mukeka di Rato
"Long Plays", Pública
"Mundo Moderno", Autoramas

Arquivos do blog