Pesquisar nos arquivos

23 de junho de 2007

Download remunerado no TramaVirtual

Na onda de querer evoluir à medida que a internet também evolui, o TramaVirtual, que dispensa qualquer tipo de apresentação, aposta em mais uma iniciativa. Além de oferecer um espaço a qualquer pessoa que faça algum tipo de barulho, o site bacanudo também irá remunerar os seus cadastrados. Sim, a partir do dia primeiro de julho, todas as bandas que disponibilizam suas músicas para downloads poderão ganhar uma quantia a cada vez que elas forem baixadas.

Para você que reclamava de não ganhar dinheiro com as músicas disponibilizadas na rede, o negócio funcionará da seguinte forma. No início de cada mês, o TramaVirtual anunciará um valor a ser distribuído entre todas as bandas. No final desse mesmo mês, eles divulgarão a quantidade de downloads efetuadas durante o período e quanto cada banda receberá. Se você e sua banda já tiverem mais de R$ 50,00 acumulados, pronto, já poderá resgatar a grana.

Mas aí surge a pergunta crucial: de onde virá essa grana que pagará as bandas? Existem muitas empresas bacanas que insistem em apoiar a música independente no país. Essas mesmas empresas vão ceder uma verba. Essa quantia é aquela que será dividida entre todos os downloads realizados durante o período. Para quem já é cadastrado é só aceitar um termo de compromisso. Quem ainda não é, e se interessou pela proposta, basta se cadastrar, disponibilizar as músicas e aceitar o termo de compromisso. E o dinheiro, recebe no final do mês.

Além de ser uma excelente iniciativa, uma vez que paga o artista sem tirar do bolso do usuário, a estratégia do site tem muito a ver com a queda da importância do valor do álbum físico no cenário atual. Com a internet (sim, sempre ela a protagonista), um single passa a ter muito mais valor, sobretudo em um mundo dominado pelo descartável. São raras as bandas que conseguem fazer um álbum em que todas as músicas atinjam um mesmo nível.

Arquivos do blog