Pesquisar nos arquivos

12 de janeiro de 2010

A relação entre pichação e heavy metal (+ Pixo, Ttsss, João Wainer)

Aproveitando que falei sobre graffiti no post anterior, fica a do documentário Pixo, do cineasta e fotógrafo João Wainer, bastante comentado no ano passado (inclusive no exterior).



Mais conhecido por seu trabalho como fotógrafo da Folha de S. Paulo, Wainer também tem um blog fodão e editava outro no site da Trip. Seu livro Ttsss, também é sobre pichação e está disponível para download no site da Editora do Bispo.

Neste outro vídeo (que você vê abaixo) Wainer explica pra gringolândia o que é "pixo". Pode parecer estranho para nós que estamos acostumados, mas grande parte das pessoas em outros países não sabe do que se trata, já que estão acostumados com o graffit e outras formas da chamada street art.

Mesmo para quem é brasileiro são várias as informações interessantes. Por exemplo, você sabia que algumas das primeiras pichações feitas em São Paulo no início da década de 1980 foram feitas por fãs de heavy metal inspirados nas logos das bandas de metal? Wainer explica que as logos de bandas como Iron Maiden e Slayer foram inspiradas em um tipo de alfabeto viking e faz a relação: algo que surgiu a partir dos bárbaros do passado (o alfabeto viking) se transforma no meio de comunicação de um grupo tipo como bárbaro na atualidade (os pichadores).


Arquivos do blog