Pesquisar nos arquivos

16 de fevereiro de 2009

Music Alliance Pact de fevereiro!

Aqui está a nova edição do Music Alliance Pact, uma rede de blogs de 21 países que mensalmente seleciona uma música de cada um dos países de origem dos blogs da rede, republicando essa seleção ao redor do planeta e reunindo bons exemplos da música alternativa global produzida fora do grande circuito comercial.

A MAP é publicada no dia 15 de cada mês, em todos os países representados na rede. No Brasil, a função é orgulhosamente cumprida pelo Meio Desligado, que neste mês enviou uma música do mestre do mashup por estas bandas, o João Brasil.

ALEMANHA – Blogpartei
Bratze - Jean Claude
Bratze é um duo de Hamburgo, formado por Der Tante Renate e ClickClickDecker. Eles fazem uma mistura de electroclash e indie eletrônico simples, porém belos, acompanhados de sofisticadas letras, tudo com uma mentalidade bastante "faça você mesmo". A música escolhida, "Jean Claude" foi o cartão de visitas no início da banda, em 2006.

ARGENTINA – Zonaindie
Pablo Dacal Y La Orquesta De Salón - Ella Ya Está En La Playa
Pablo Dacal é um músico, cantor e compositor de Buenos Aires. Suas primeiras músicas foram divulgadas por volta do ano 2000 e em 2002 ele lançou uma série de EPs que chamou a atenção da mídia. A Orquesta de Salón foi criada para reunir essa coleção avulsa em um álbum propriamente dito, resultando em 13 Grandes Éxitos (2005). Seu lançamento seguinte foi La Era Del Sonido (2008) e "Ella Ya Está En La Playa" é uma de suas melhores canções.

AUSTRÁLIA – Who The Bloody Hell Are They?
The Crooked Fiddle Band - The Rom Rebellion
Mais fúria vindo do The Crooked Fiddle Band, que está com um novo EP chamado Rise, o qual estão atualmente divulgando em turnê. Eu tenho me interessado por bandas como Balkan Beat Box e mesmo que esses caras soem diferentes, gosto dos elementos punks nas músicas. Simplesmente parece ser super divertido de se ver ao vivo.

BRASIL – Meio Desligado
João Brasil - Orgasmadance
Espécie de versão tropical do Girl Talk e suas colagens dançantes, a música de João Brasil é uma mistura de artistas de gêneros completamente distintos. Principal expoente brasileiro da técnica dos mashups, João Brasil demonstra em suas colagens uma forte influência do funk carioca, como pode ser ouvido em seu primeiro álbum de mashups, Big Forbidden Dance, lançado no ano passado. "Orgasmadance" é um dos melhores exemplos de sua música. Começa com trechos do Sepultura tocando "Orgasmatron", em seguida passando ao superhit do Justice, "D.A.N.C.E" e outras músicas de bandas como Nirvana, CSS e gente como Justin Timberlake, Snoop Dogg, Michael Jackson...

CANADÁ – I(Heart)Music
The Rural Alberta Advantage - Four Night Rider
The Rural Alberta Advantage é uma banda de Toronto, um dos segredos mais bem-guardados do Canadá. Eles se especializaram no pop ao estilo do Neutral Milk Hotel que, conforme "Four Night Rider" demonstra, é simples e maravilhoso.

CHILE – Super 45
Congelador - Abrigo
Durante mais de 10 anos Congelador foi um ícone da cena de rock independente chilena. Após quatrolançamentos e dois anos parada, a banda voltou com o EP Abrigo - seis canções que graciosamente circulam entre o pós-rock, noise, pop e música eletrônica.

CINGAPURA – I'm Waking Up To...
Nuance - Fear Strikes Mankind
Nuance é um quarteto que recentemente lançou um EP homônimo. O coração da gravação é o épico de duas partes "Fear Strikes Mankind", uma ambiciosa e intensa jornada que invoca a sensibilidade roqueira do Radiohead nos anos 90 e a experimentação do pós-rock contemporâneo. Na primeira parte da canção (disponível aqui), a narrativa bíblica de Abraão e o sacrifício de seu filho é relatada através das perspectivas tanto do pai como do filho. Trata-se de uma jornada problemática, com a qual a banda lida bem e encara os desafios pela frente, tanto existencialmente como emocionalmente.

CORÉIA DO SUL – Indieful ROK
Seokjune - Dok
Seokjune lançou seu primeiro EP, Dok, no início de 2009. Equipado com um violão e uma voz que lembra Elliott Smith, ele apresenta tons delicados um atrás do outro enquanto canta em coreano ou em inglês.

ESCÓCIA – The Pop Cop
Broken Records - Nearly Home
O septeto de Edimburgo Broken Records acaba de assinar com o renomado selo 4AD, a recompensa pelos dois anos de sacrifício pessoal e pelos apelos para converter novos fãs ao longo da implacável agenda de shows da banda. Seguidores devotos como eu já acumularam cerca de 18 das épicas e orquestradas músicas da banda, o suficiente para prever que seu álbum de estréia, programado para o verão europeu, provavelmente será o melhor lançamento de 2009.

ESPANHA – El Blog De La Nadadora
Nouvelle Cuisine - La Comunicación No Verbal
Nouvelle Cuisine é uma banda com nome francês e origem espanhola. Eles vêm da Galícia e produziram seu novo álbum, De Memoria, cujo som é reminiscente das bandas indie dos anos 90. Eles desenvolveram sua essência em letras pessoais e suaves melodias em suas canções.

ESTADOS UNIDOS – I Guess I'm Floating
Here We Go Magic - Tunnelvision
Direto do Brooklyn, Here We Go Magic é o projeto de folk-pop de Luke Temple, que está lançando seu primeiro trabalho este ano e foi elogiado por Sufjan Stevens e Ben Gibbard pelos seus deslumbrantes vocais e sua meticulosa estética lo-fi. "Tunnelvision" é o primeiro single - metade como um soneto Shakespeariano, metade música circense, agitando em meio à uma bagunça de acrobacias poéticas.

INGLATERRA – The Daily Growl
Let's Wrestle - Let's Wrestle
Eu poderia continuar a lhes trazer músicas da fértil cena folk pop de Londres, porém chegou a hora de algo diferente. Este mês nós temos uma canção para cantarmos juntos, vinda da auto-proclamada "mais miserável e odiosa banda de Londres", Let's Wrestle.

IRLANDA– Nialler9
Tenaka - Alaskan
Tenaka é Ronan Carroll, uma banda de um único membro que cria melódicas e enérgicas músicas de pop eletrônico em seu quarto, sugerindo uma imaginação muito além do mundo físico. "Alaskan" é a trilha sonora para colocar os dedos em um lago antes de pular em suas águas frias antes que sejam banhadas pela luz do sol nascendo. A música está presente no EPonymously Titled, um EP gratuito disponível no MySpace da banda. Não há desculpas, faça o download agora.

ISLÂNDIA – I Love Icelandic Music
Hjaltalín - Goodbye July/Margt Ad Ugga
Hjaltalín é um coletivo de nove membros, quase uma orquestra, que usa uma seleção eclética de instrumentos, do fagote ao baixo, do acordeon ao clarinete. Com esses instrumentos e dois vocalistas, criam uma parede sonora para suas músicas cheias de folk e pegada indie pop. A música escolhida aqui tem a bela voz de Högni Egilsson, um refrão pegajoso, com referência a um hino islandês cantado por Sigga Thorlacius.

ITÁLIA – Polaroid
Wax Anatomical Models - Recollections Of Our Times
Wax Anatomical Models foi formada há pouco tempo mas já demonstra bastante talento. Seu som é uma mistura de pós-punk, hardcore, shoegaze e influências eletrônicas, mas o resultado em sua primeira demo se apresenta em um nível diferente. Emocional e enérgica, esta é uma banda na qual ficar de olho.

MÉXICO – Club Fonograma
Natalia Lafourcade - Azul
A expectativa em torno de Hu Hu Hu, próximo álbum de Natalia Lafourcade, está crescendo rapidamente, baseada no lirismo e na complexidade instrumental de sua música, demonstrando sinais verdadeiros de um potencial grande trabalho. Ela é naturalmente atraente e afetuosa e sua obra anterior já indicava talento, mas sua afinada visão musical finalmente se ampliou. "Azul" é sublime. No Mexico, é raro encontrar uma beleza tão delicada.

NOVA ZELÂNDIA – Counting The Beat
The Enright House - Scattering The Sun Like Gunshot
The Enright House é o projeto musical de Mark Roberts, de Christchurch. Apesar de ser predominantemente um projeto solitário, seu álbum de 2007, A Maze And Amazement, é carregado de canções com um verdadeiro senso de grandeza. Algumas dessas músicas foram relançadas em formato acústico no EP Six Acoustic Renditions e, como é possível perceber em "Scattering The Sun Like Gunshot", elas não perdem nada de suas qualidades épicas nessa transição.

NORUEGA – Eardrums
Richard Holmsen - Great Speed (exclusiva para a MAP)
Richard Holmsen é o cantor da banda Delaware, mas seu foco atual parece ser seu trabalho solo. Sua música é frágil e simples, com poucos elementos além de seu violão e seus suaves vocais. É basicamente o oposto do som do Delaware, indie rock imponente e melancólico. Recentemente Holmsen compôs trilhas para filmes e esteve envolvido com um projeto eletrônico chamado Sea. "Great Speed" é exclusiva para a Music Alliance Pact exclusive, composta e gravada há apenas uma semana.

PERU – Side of the Blog
Catervas - Covida
Depois de 10 anos tocando na cena local, Catervas – formado pelos irmãos Pedro, Raul e Javier Reyes – trocando seu antigo som shoegaze depressivo por um rock mais melódico em 2008, no álbum Hoy Más Que Ayer. Com suas músicas otimistas e convincentes, Hoy Más Que Ayer é pura paixão em formato musical. "Covida" é o segundo single do trabalho e é de longe a melhor música feita pela banda até o momento.

PORTUGAL – Posso Ouvir Um Disco?
PressPlay - Play Hot (Extended Mix)
PressPlay são Playgirl e Lisa (também conhecida como The Party Queen). Playgirl canta e toca guitarra, enquanto Lisa cuida das programações e também canta. Suas influências são PJ Harvey, Peaches, Electrocute, Cobra Killer e Miss Kittin, mas soam melhores que alguns de seus ídolos – e são definitivamente mais atraentes. A versão extendida de "Play Hot", que é o primeiro single do álbum de estréia da banda (que ainda não foi lançado), foi mixado por Woman In Panic, que na verdade é um cara chamado Pedro Lourenço.

ROMÊNIA – Babylon Noise
The Amsterdams - Suffering And Surfing
The Amsterdams é uma banda entre o pós-punk e o indie power-pop formada em Bucareste. Inspirados no famoso Dutch city, o nome simboliza a liberdade de espírito em todos os sentidos. "Suffering And Surfing" estará presente no esperado novo álbum da banda, uma mistura de vocais desleixados, riffs e ritmos voláteis e espotâneos.

SUÉCIA – Swedesplease
Love Lindblom - Till Min Syster
Sou um verdadeiro babaca por pegar uma música como essa, que cresce e cresce até alcançar um clímax frenético. Eu amo quando os sopros começam. Amo quando a natureza "faça você mesmo" do vídeo da música - você simplesmente sabe que ele pediu que todos os amigos ajudassem. Resumindo, acho que eu Love Lindblom.

Para fazer o download das 22 músicas que compõem esta edição da MAP em um único arquivo .rar, use o Zshare (145 MB) ou o Rapidshare.

Arquivos do blog