Pesquisar nos arquivos

15 de janeiro de 2009

Music Alliance Pact - Janeiro de 2009


Meus companheiros da Music Alliance Pact começarem 2009 inspirados, essa edição está muito boa. Foi incrivelmente prazeroso descobrir uma banda experimental de Cingapura tão boa quanto a I Am David Sparkle, a australiana The Middle East e o indie pop sensível da sul-coreana The Invisible Fish, entre várias outras boas bandas, como The Notwist (Alemanha) e Parachute Penguin (o The Killers do Canadá). Outra indicação, fundamental, é o excelente Guizado, minha escolha brasileira neste mês de janeiro.

Para quem ainda não conhece a Music Alliance Pact, explico. Trata-se de uma rede formada por blogs de 21 países que escrevem sobre a cena musical independente local. No dia 15 de cada mês publicamos nossa seleção com uma música de cada país, republicada por todos os blogs que formam a rede. Dessa forma, pessoas nos mais diversos locais do mundo têm contato com uma produção musical alternativa, descentralizada e de qualidade.

Sugiro o download da edição completa (em um arquivo compactado), mas os players abaixo também são uma boa opção para se conhecer as bandas e descobrir parte do que de mais interessante se está produzindo ao redor do planeta atualmente.

E ainda precisamos de um representante de algum país africano. Se alguém conhecer algum bom blog do continente, por favor me avise.

Ps: os textos sobre as bandas são de autoria dos representantes do país de origem da banda. Eu apenas os traduzi para o português (trabalho enorme) e escrevi o texto sobre o Guizado.

ALEMANHA Blogpartei
The Notwist – Good Lies

The Notwist provavelmente é bem mais conhecida no exterior do que na própria Alemanha. A banda vem da cidade bavariana de Weilheim, mesmo local de origem de outras bandas alemãs famosas - praticamente com os mesmos membros - como Console, Lali Puna e 13 & God. O som do The Notwist é construído com base na característica voz de Markus Acher e os discretos elementos eletrônicos produzidos por Martin Gretschmann.
Download

ARGENTINAZonaindie
Bicicletas – 11 y 20

Nós começamos o ano ouvindo sem parar essa nova música do Bicicletas, uma soberba banda de space-rock que vem agitando a cena de Buenos Aires há alguns anos. "11 y 20" estará presente no próximo álbum da banda, Quema, a ser lançado em Março na Argentina pela Bingo! Records.
Download

AUSTRÁLIAWho The Bloody Hell Are They?
The Middle East – Blood

Eu sinto que comparações com o Arcade Fire foram superutilizadas nas críticas musicais no passado recente, então farei o meu melhor para não comparar o The Middle East à grande banda de Montreal. Trata-se de um pensamento difícil, uma vez que este coletivo de músicos de Townsville, em Queensland, se encaixa bem nos critérios, ao menos inicialmente - um grande número de músicos (no mínimo seis, possivelmente sete), criando dramáticos e climáticos hinos folk.
Download

GUIZADO, em figurino estilo 'Onde está Wally?'BRASILMeio Desligado
Guizado – Rinkisha

Criado por Guilherme Mendonça, Guizado apresenta canções instrumentais resultantes de uma instigante mistura de jazz, rock alternativo e eletrônica experimental, sempre alcançando um resultado vanguardista. Seu primeiro álbum, Punx, foi aclamado pela crítica como um dos melhores de 2008 (incluindo a escolha da Rolling Stone brasileira). Além de Guilherme, que é um reconhecido trompetista na cena underground paulistana, Guizado é formado por Curumim, Ryan Batista e Régis Damasceno, músicos envolvidos em alguns dos mais criativos projetos musicais da cena alternativa brasileira. "Rinkisha", canção profunda e melancólica, soa como John Frusciante tocando com o Tortoise.
Download

CANADÁI(Heart)Music
Parachute Penguin – Your Crimes

Sim, o nome deles é horrível. E, sim, essa música pega muita coisa emprestada do The Killers. Mas apesar disso, se o próximo EP da banda, programado para Fevereiro, for tão bom quanto esta música (ou as músicas presentes no EP que a banda lançou em 2008), não irá demorar muito até que a banda esteja tocando em estádios ao redor do mundo. Só espero que eles permaneçam longe daquelas jaquetas de penas, como o Killers usa.
Download

CINGAPURAI’m Waking Up To...
I Am David Sparkle – Jaded Afghan

O curioso nome da banda cingapura I Am David Sparkle é uma tradução literal do nome de um famoso cantor malasiano de disco music dos anos 80 chamado M. Daud Kilau. A música da banda, no entanto, apresenta apenas um pouco dessa nostalgia. Em "Jaded Afghan", do segundo álbum da banda, This Is The New, um clima cuidadosamente criado é animado por uma intrigante mistura de batidas e barulhos que voltam e avançam no tempo. Para mim, apesar de tudo, o que guia a canção adiante é o som de uma errante guitarra no final, movendo com força e uma sutileza sombria.
Download

CHILESuper 45
Como Asesinar A Felipes – En Busca De Un Nuevo Sueño

Como Asesinar A Felipes é a melhor maneira de se entender o que está acontecendo na cena hip hop chilena - um cruzamento de referências musicais com letras profundas e chocantes. Músicos de jazz se juntaram a MC Koala Contreras e DJ Spacio para criar um interessante combo jazz-rap. Seu álbum homônimo, lançado no ano passado, foi descrito como o melhor álbum chileno do ano pela grande mídia do país. E não há dúvidas sobre isso, nenhuma outra banda consegue atingir nossas mentes, ouvidos e corpos como o Como Asesinar A Felipes faz.
Download

CORÉIA DO SULIndieful ROK
The Invisible Fish – Fallen

Anteriormente conhecido como a parte masculina do Bluedawn – a principal dupla coreana de folk/dream-pop - The Invisible Fish agora está completo em si próprio. Para aqueles que conhecem Bluedawn sua música continua familiar, porém ele agora experimenta mais e suas canções são mais pessoais. Sem interesse em estabelecer compromissos em seu novo som pós-noise-folk, The Invisible Fish lança tudo de forma independente, incluindo o segundo EP de sua carreira solo, Loss/Sleepless, do mês passado.
Download

ESCÓCIAThe Pop Cop
Evan Crichton – Holiday Time

Morador de Glasgow, Evan Crichton é um talento raro. Ele é um cantor cujas músicas possuem um tempo próprio e parecem existir em um mundo paralelo. Após um longo período em recesso, Evan voltou a fazer shows acompanhado de uma banda completa e a cena escocesa agora é um lugar melhor. "Holiday Time" faz parte do CD de estréia, Bright Our Broken Days.
Download

ESPANHAEl Blog De La Nadadora
Saioa – Is It Possible

Ao nosso ver, Saioa provocou uma mudança no conceito de cantora-compositora. Ela vem da ilha basca e seu álbum de estréia, Matrioska Heart, foi lançado em 2008 pelo pequeno selo espanhol Moonpalace. Suas músicas seguem a linha folk com influências como Low e Leonard Cohen.
Download

ESTADOS UNIDOSI Guess I’m Floating
Blind Man’s Colour – Jimmy Dove

Blind Man’s Colour chegou até nossos radares no fim de 2008 através de três escelentes covers do Animal Collective. Com seu álbum de estréia, Season Dreaming, prestes a ser lançado em algum momento ainda no início de 2009 e com "Jimmy Dove" como seu primeiro e explosivo single, a banda tem boas chances de se tornar minha descoberta favorita em 2009 - ainda no primeiro mês do ano. Eles também têm um EP disponível para download gratuito, chamado, Rainbow Faces, disponível which you can no blog da banda. "Jimmy Dove" é um mp3 divulgado com exclusividade para a MAP.
Download

INGLATERRAThe Daily Growl
Emmy The Great – We Almost Had A Baby

Apesar do álbum de estréia de Emmy The Great ter demorado o suficiente para se tornar uma espécie de Chinese Democracy do indie-folk-pop, a boa notícias é First Love será finalmente lançado no dia 2 de fevereiro. Esta música é o primeiro single do álbum e foi lançada no fim do ano passado.
Download

IRLANDANialler9
Gran Casino – One Chance

Uma intrigante e otimista turba orquestrada e experimental formada por 13 músicos de Dublin , cheio de sopros e rocks épicos. O EP Sun Music, estréia da banda, soa como Arcade Fire encontrando com Herbie Hancock.
Download

ISLÂNDIAI Love Icelandic Music
Singapore Sling – Martian Arts

Singapore Sling é uma banda sombria, neo-psicodélica, garageira e vanguardista formada em Reykjavik no ano 2000 pelo cantor, compositor e guitarrista Henrik Baldvin Björnsson e o guitarrista Einar Þór Kristjánsson. A banda costuma ser comparada com The Jesus And Mary Chain, The Velvet Underground e My Bloody Valentine. "Martian Arts" faz parte do quarto álbum da banda, Perversity, Desperation And Death, lançado em Novembro de 2008 pelo selo islandês Microdot.
Download

ITÁLIAPolaroid
Arnoux – Today, A Rainy Day

Cascades, álbum de estréia do Arnoux, mistura sintetizadores melancólicos e barulhos eletrônicos com sons acústicos e vocais calorosos, retratando uma delicada e tocante paisagem sonora.
Download

NORUEGAEardrums
I Was A King – Weighing Anchor

I Was A King é uma das bandas norueguesas em que aposto para se dar bem em 2009. Frode Stromstad, líder da banda, tem um dom único para criar melodias viciantes com raízes nos anos 60. Distorcido como o indie dos anos 90, o resultado é o I Was A King. Em seu segundo e homônimo álbum, o qual recebeu nota máxima pelo maior jornal norueguês, o trio conta com as participações de artistas como Emil Nikolaisen (Serena Maneesh), Sufjan Stevens, Daniel Smith (Danielson) e Gary Olson (The Ladybug Transistor).
Download

NOVA ZELÂNDIACounting The Beat
Princess Chelsea – Monkey Eats Bananas

Todo mês de Maio na Nova Zelândia é época de NZ Music Month, uma celebração ao talento musical local. Pelos últimos dois anos a revista musical neo-zelandesa Real Groove inclui, no mês de maio, um CD chamado The Sound of Young New Zealand. Uma das faixas de destaque do CD de 2008 foi justamente "Monkey Eats Bananas", uma música tão contagiante que eu deixei louco meus companheiros de casa pelo tanto de vezes em que ouvi a música repetidamente, inclusive a considerando por alguns momentos a melhor música do ano no meu blog. Xilofone, piano e uma letra nonsense que só bate de verdade depois que uns dois terços da música já se passaram e, acima de tudo, uma grande linha de baixo. Essa música será o primeiro single do CD de estréia da banda.
Download

PERUSoTB
Turbopotamos – Terrorize You/Disco Flor

Após ter algumas demos circuladas, o rumor era de que um novo e divertido som havia despertado na sonolenta cena local. Com o aparecimento de No Love, o segundo álbum do Turbopotamos em 2007, o rumor se mostrou verdadeiro. Com suas composições refrescantes, a banda trilhou um caminho que os levou a se apresentar junto ao REM e Travis em na cidade de Lima em Novembro do ano passado.
Download

PORTUGALPosso Ouvir Um Disco?
The Weatherman – Chloe’s Hair

The Weatherman é o pseudônimo de Alexandre Monteiro, morador de Oporto, no norte de Portugal. "Chloe’s Hair" é o primeiro single de seu segundo CD, Jamboree Park At The Milky Way, a ser lançado em Fevereiro, gravado com músicos convidados. Além de ser músico, Alexandre possui seu próprio selo independente, o Poptones, e um coletivo de arte, Sublime. Graças ao The Weatherman, os blogs integrantes da MAP são os primeiros no mundo a disponibilizar "Chloe’s Hair" para download. Obrigado.
Download

ROMÊNIABabylon Noise
Les Elephants Bizarres – Have No Fear

Les Elephants Bizarres é uma banda alternativa formada em 2007 em Bucharest. Diferente daqueles bichos grandes e apáticos, essas dançantes e multi-coloridas criaturas são uma vívida e empolgante aparição na cena musical romena. Os shows da banda animam o público e o faz dançar ao som de seu som indie-pop-disco-punk. Você pode fazer o download de algumas canções da banda e assistir trechos de show em seu site oficial.
Download

SUÉCIASwedesplease
The Bridal Shop – The Ideal State

Eu poderia dizer muitas coisas boas sobre o The Bridal Shop. Eles reúnem perfeitamente os sons eletrônicos da década de 80 com o shoegaze dos anos 90 e o indie dos anos 00. Em outras palavras, são o pacote completo. O selo peruano da banda (sei que é um local bem estranho para uma banda sueca conseguir um selo), Plastilina Records, merece crédito por lançar um dos melhores trabalhos de indie-pop deste lado de Cloudberry. Essa música é do mini-álbum da banda, In Fragments, que saiu em Fevereiro.
Download

Download de todas as músicas em um único arquivo.

Foto do Guizado feita no festival Eletronika 2008 por eumemo, Marcelo Santiago.

Arquivos do blog