Pesquisar nos arquivos

16 de outubro de 2008

Goiânia Noise 2008

Enquanto o Planeta Terra vem com tudo para levar o troféu de festival musical do ano, a categoria indie tem como forte candidato o Goiânia Noise, que este ano chega à sua 14ª edição e se estende até São Paulo, onde realiza uma mini-edição com algumas de suas atrações internacionais.

Com uma boa programação, o festival reúne em Goiânia, de 21 a 23 de novembro, uma amostra do que de mais interessante está sendo produzido no rock alternativo nacional e, de quebra, ainda apresenta ao público brasileiro extratos da cena roqueira norte-americana contemporânea, com os garageiros Black Lips (USA) e o pesado e chapado Black Mountain (CAN).

Ainda na parte internacional da programação, duas distintas lendas da música alternativa se apresentam no Goiânia Noise 2008: a banda americana Helmet (que vem no lugar do Circle Jerks, anunciado anteriormente), uma das precursoras do metal alternativo no início dos anos 90 (chegando a ser chamada de uma banda de robot metal, devido à estrutura de diversas de suas canções e seus riffs característicos), influenciando grupos como Deftones e Silverchair (o hit “Freak” é um dos exemplos da influência); e a dupla escocesa The Vaselines, idolatrada por Kurt Cobain (que regravou duas músicas da banda com o Nirvana, “Molly´s lips” e “Son of a gun”), que chega ao Brasil acompanhada de membros do Belle & Sebastian (outro ícone indie fofo escocês, porém, mais recente) como banda de apoio.

Na parte nacional, alguns shows são simplesmente imperdíveis para quem estiver na cidade: Instituto tocando Tim Maia Racional (como foi visto no festival Eletronika); Marcelo Camelo com Hurtmold; Guizado e Black Drawing Chalks (ambas com shows excelentes).

A primeira noite de Goiânia Noise será mais focada no indie, com shows de Marcelo Camelo, Frank Jorge, Canastra, Black Lips e outros. A noite seguinte conta com bandas mais pesadas, mas ainda abre espaço para a diversidade com o Guizado, Cabruêra e Instituto. O fechamento do festival tem a escalação mais rock´n´roll e, a meu ver, mais fraca que das noites anteriores, apesar de Helmet e Inocentes tocarem nessa noite.

Os shows acontecem novamente no Centro Cultural Oscar Niemeyer e informações sobre os ingressos você obtém no site oficial do evento.

Programação completa aqui.

Arquivos do blog