Pesquisar nos arquivos

23 de julho de 2008

Os 50 CDs independentes mais importantes dos últimos 10 anos

Por mais que se critique ou desconfie de listas – principalmente aquelas relacionadas à cultura pop, não há como negar que são informativas e, de certa forma, um reflexo da cultura em um determinado período.

No caso da lista dos "50 CDs independentes mais importantes dos últimos 10 anos" feita por Fernando Rosa, do Senhor F, trata-se de um serviço em prol da produção musical alternativa contemporânea, relacionando raridades, obscuridades e “clássicos” independentes para que mais pessoas tenham acesso à diversidade e qualidade da música feita no Brasil e que não se apresenta pelos grandes palcos.

Fernando Rosa é figura respeitada no meio musical e seu conhecimento do assunto o torna uma das pessoas mais gabaritadas para realizar uma seleção como essa. Sem definir uma ordem de importância ou qualidade, o que invariavelmente tornaria ainda mais subjetiva e questionável a valoração de tal lista, Rosa apresenta os álbuns em ordem alfabética e aborda desde o previsível Bloco do Eu Sozinho, clássico do Los Hermanos (e que poderia ser classificado como o mais importante CD desta década na música brasileira) à bandas obscuras de metal e hardcore.

Obviamente você não precisa baixar todos os álbuns para bancar uma de sabidão ou simplesmente posar de indie-cu(lt), mas ouvir um pouco das bandas listadas com certeza tornará você um ser menos ignorante (musicalmente falando, é claro) e poderá proporcionar algumas boas horas de prazer via ondas sonoras. Mostre que você sabe clicar em links, utilizar o Google, MySpace e TramaVirtual e se prepare para pensar coisas como:
“Caralho, esse cara é um idiota!”
“Porra, muito bom isso!”
“Merda, que perda de tempo”

Caso você não seja boca-suja, as mesmas frases acima também se aplicam, apenas tirando a primeira palavra de cada frase.

Eis alguns álbuns listados:
Thee Butchers’ Orchestra – Golden hits by ... (SP)
Grenade – Is an out of the body experience (PR)
Astromato – Melodias de uma estrela falsa (SP)
Os Atonais – Em amplitude modulada (RS)
Mopho – Mopho (AL)
Suite Super Luxo – El Toro! (DF)
Os Pedrero – Hard rock dreams … (ES)

Arquivos do blog